Quais as melhores pizzarias do Brasil?

      Comentários desativados em Quais as melhores pizzarias do Brasil?

O prato originário da Itália, mas, com raízes egipcias, é uma das paixões dos brasileiros. Com versões doces a salgadas, é tão popular que já ganhou sabores como o de sorvete ou feijão. As melhores pizzarias do Brasil são conhecidas não só pelos sabores, mas, também, pela qualidade.

Anualmente, diversos concursos gastronômicos elegem os restaurantes que mais se destacam na categoria pizza. Vários aspectos são avaliados, tais como sabor, tempero, massa, preparação entre outros,

O Estado que mais se destaca nesse tipo de concurso, de modo geral, é São Paulo, considerado o melhor lugar para se comer uma boa pizza. No entanto, outros locais também possuem algumas das melhores pizzarias do Brasil.

As cinco melhores pizzarias do Brasil

Escolher as melhores pizzarias do Brasil não é uma tarefa fácil, principalmente porque existem milhares delas espalhadas pelo Brasil. Contudo, algumas se destacam das demais por apresentarem pizzas únicas e extremamente saborosas.

  1. Baco Pizzaria – Brasília (DF): Com duas unidades localizadas na Capital Federal, a Baco ganhou, em 2016, o título da “Melhor Pizzaria do Brasil”, em uma premiação promovida pela revista Prazeres da Mesa.

Com quase 20 anos de trajetória, a pizzaria é reconhecida em sites como o Trip Advisor pelas excelentes pizzas e o excepcional serviço. Ela também já foi eleita a melhor pizzaria de Brasília pela revista Veja e pelo jornal Correio Braziliense.

  1. Leggera – La Vera Pizza Napoletana – São Paulo (SP): Inaugurada em 2013, e localizada no bairro Perdizes, em São Paulo, a Leggera foi um das finalistas do prêmio da revista Prazeres da Mesa, em 2016. Além disso, ela está entre as top cinco do caderno Paladar, do Estadão.

O diferencial são as pizzas individuais, servindo no máximo duas pessoas. Ela também é certificada pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVNP) que atesta a autenticidade de pizzas napolitanas em todo o mundo.

  1. Armazém da Pizza – São José dos Campos (SP): Também no Estado de São Paulo, a Armazém da Pizza, inspirada no Mercado Municipal de São Paulo, foi inaugurada em 2002 e ganhou, em 2013, o título de melhor pizzaria do Brasil segundo o Trip Advisor.

Além disso, também foi eleita a melhor Pizzaria do Vale do Paraíba, em 2012, pelo prêmio Comer & Beber da revista Veja. É conhecida pelo seu cardápio, que possui mais de 40 tipos de pizza, incluindo opções gourmet.

  1. Fornellone – Porto Alegre (RS): Com vários ambientes a Fornellone fica localizada na avenida Nova York, em POA. O seu maior diferencial é a massa artesanal assada no tradicional forno a lenha.

Também ocupa o top cinco do ranking de melhores pizzarias do Brasil da Trip Advisor. Outro diferencial do local é a excelente carta de vinhos que trás diversas opções para acompanhar uma boa pizza.

  1. Mercearia Bresser – Curitiba (PR): Inspirada na rua Bresser, famosa localização do bairro Brás, em São Paulo, a pizzaria segue tradicionalmente o estilo paulista de se fazer pizzas.

Além disso, ela possui uma diversidade de prêmios que aumentam sua popularidade não só na Capital curitibana, como, também, lhe dão o título de uma das melhores pizzarias do Brasil.

Fazer pizzas é uma arte que vem sendo repassada de geração para geração desde os primórdios de sua origem, na Itália. Por conta disso que os concursos cobram quesitos muito específicos para conseguir eleger as melhores pizzarias do Brasil.

Diferenças da pizza brasileira

Se um italiano provar uma pizza do Brasil, ou um brasileiro comer uma pizza da Itália, o choque de diferenças vai ser grande. Algumas características da pizza brasileira são bem diferentes da versão original italiana.

Começando pelos sabores. Na Itália, o sabor mais famoso é o de Margherita, e existem poucas opções que se diferenciam muito desse sabor. Já no Brasil, há uma grande diversidade de sabores, desde os mais populares como frango com catupiry, até os mais excêntricos, como o de feijoada.

Além disso, detalhes como a farinha usada e a espessura e recheio das bordas também diferenciam bastante as versões italiana e brasileira. Contudo, ambas são ótimas pedidas.

Como escolher uma boa pizzaria?

Atualmente, com a internet, ficou muito mais fácil escolher uma boa pizzaria. Uma rápida pesquisa no Google irá elencar uma série de sites com recomendações para cada cidade.

Além disso, existem vários prêmios, regionais e nacionais, que elegem as melhores pizzarias do Brasil com base nas técnicas tradicionais italianas, mas, também na inovação e diversidade brasileira.